Professora doutora de graduação e pós-graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, (IAU-USP). Conselheira Federal pelo Estado de São Paulo junto ao CAU BR. Foi presidente nacional da ABAP, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, gestão 2018-2020 e 2020-2022, e membro do Conselho Executivo da Federação Internacional de Arquitetos da Paisagem, IFLA das Americas de 2020 a 2024. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP. Mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atua como coordenadora do Grupo de Pesquisa YBY - Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem, e do GTPU, Grupo de Trabalho de Planejamento dos Parques Urbanos de São Carlos.
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Ensino e Pesquisa na Arquitetura pela Ritter dos Reis, especialização em Expressão Gráfica pela PUCRS, mestrado em Educação pela PUCRS e doutorado em Arquitetura pelo PROPAR UFRGS. É professora adjunta e pesquisadora em tempo integral na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Paisagismo Urbano. Desde dezembro de 2019 atua como Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica PUCRS. Atua como Representante da PUCRS na Câmara Técnica de Áreas Naturais e Paisagem Urbana da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase no Projeto de Espaços Livres Urbanos atuando principalmente nos seguintes temas: Paisagismo Urbano, Arquitetura Paisagística, Espaços Públicos, Resiliência Urbana, Habitação Social e Expressão Gráfica. Tem experiência em EAD atuando na área da Educação como professora e orientadora de Trabalhos de Conclusão em cursos de especialização PUCRS Online.
Arquiteta urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFMG) e doutora emUrbanismo (UFRJ). É professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo daPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi presidente do Departamento deMinas Gerais e presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil. É conselheira doConselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidênciada República e vice-presidente do Conselho Internacional de Arquitetos de LínguaPortuguesa (CIALP).
Arquiteta urbanista, formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc),mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grandedo Sul (FAU-UFRGS) e atua desde 2013 na área de habitação de interesse social eplanejamento urbano. Sua experiência inclui atividades em organizações da sociedadecivil, gestão pública e pesquisa acadêmica. Entre 2021 e 2023, esteve Diretora deProgramas Habitacionais na Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de SãoLeopoldo, no Rio Grande do Sul. De 2023 a 2024, exerceu a função de Coordenadorade Demandas Sociais do Departamento de Moradia da Secretaria Nacional deHabitação do Ministério das Cidades (SNH/MCID). Atualmente, é assistente técnica noacompanhamento de projetos do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades,doutoranda em Habitat pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade deSão Paulo (FAU-USP) e pesquisadora no Projeto Planhab 2040, pelo Instituto dePesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal da Paraíba (2012) e mestre laureada em Assentamentos Humanos pela Universidade Católica de Leuven, Bélgica (2016). Sua trajetória profissional soma experiências internacionais ao trabalho no nível local em órgãos públicos e organizações sociais nas áreas de habitação de interesse social, patrimônio cultural, planejamento territorial, desenvolvimento comunitário, participação cidadã e cooperação bilateral. Hoje trabalha em Brasília, na equipe de Transformação Urbana da Agência Alemã de Cooperação Internacional no Brasil (GIZ Brasil), apoiando ações e projetos em periferias urbanas brasileiras junto à Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades.
Arquiteta urbanista, graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2021). Possui especialização em Cidades: Gestão Estratégica do Território Urbano (UNISINOS, 2023) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2024), com foco na produção urbana de quilombos em Porto Alegre. Atualmente é conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul e do Conselho Estadual do IAB/RS (Instituto dos Arquitetos do Brasil). Além disso, é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra e pesquisadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Margem_Laboratório e do Laboratório Encruzilhada. Possui atuação predominante em pesquisas e atividades com as seguintes temáticas: território e territorialidades, especialmente territórios quilombolas, lutas urbanas e práticas insurgentes, espaços públicos, paisagem urbana e desenvolvimento urbano.
Professora e Coordenadora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ritter dos Reis. Arquiteta e Urbanista formada pela UDESC, mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PROGRAU da UFPel. Atualmente está com doutorado em andamento na UFPel, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia e é pesquisadora no Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR). Desenvolve pesquisa, ensino e extensão nas áreas de planejamento urbano, sociedade e meio ambiente, direito à moradia e patrimônio cultural, com aproximação da área de Antropologia Social. Atua em projetos coletivos e multidisciplinares nas áreas de assistência técnica habitacional e Planos Populares em comunidades nas periferias de Pelotas e Porto Alegre. Sócia da Horizontal urb e arq, escritório colaborativo de urbanismo e arquitetura.